sexta-feira, 13 de abril de 2012

Em Busca da Escola Sustentável


Em 14 de março de 2012, a Editora Positivo realizou um encontro com as escolas que utilizam seu material didático para uma palestra com as equipes diretivas desses estabelecimentos de ensino.

A palestra foi denominada “Da teoria à prática: Sustentabilidade na Gestão da Escola”. O palestrante Mário Lima, Consultor Internacional com experiência em Sustentabilidade, Mestre em Engenharia Mecânica pela UFSC e PhD em Gestão pela ESSEC em Paris, fez uma abordagem sobre Desenvolvimento Sustentável e planejamento de ações e estratégias que possibilitam à escola uma participação efetiva neste processo esperado pela Rio+20.

As escolas aprenderam a identificar o grau de maturidade sustentável em que se encontram, ou seja, através de avaliações sobre diferentes aspectos, as escolas recebiam notas que situariam em que setores haveria necessidade de se repensar e estruturar, para alcançar a meta de fazer parte de uma instituição favorecedora do Desenvolvimento Sustentável.

As avaliações foram feitas nos seguintes itens:

- Dimensão Estratégica:

1. Compreensão do que é sustentabilidade;

2. Planejamento estratégico

3. Compromissos com a sustentabilidade

- Dimensão Organizacional

1. Saúde e bem-estar

2. Relacionamentos públicos de interesse

3. Treinamento de sustentabilidade

4. Formação de competências

5. Ações voluntárias

6. Inclusão de minorias

- Dimensão Processual e Tecnológica

1. Construções sustentáveis

2. Gestão de resíduos

3. Consumo de água

4. Consumo de energia

5. Coleta seletiva

6. Ergonomia

Após essas avaliações, as escolas receberam um convite para fazer parte de um “concurso”, ou seja, ao longo do ano de 2012, as escolas precisam desenvolver - em parcerias com alunos, professores, equipe diretiva, funcionários, parceiros e comunidade – um projeto sustentável para ser analisado e julgado pela equipe de Gestão Ambiental da editora, recebendo como prêmio, a apresentação do projeto no Ministério do Meio Ambiente.

Esse projeto mostra a intenção de incentivar as escolas para que tenham representação ativa na busca de um mundo mais sustentável, preocupado com as questões econômicas e socioambientais.



Fonte: Escola em Movimento, Programa MOVA-SE. Editora Positivo. Rio de Janeiro, 14 de março de 2012.


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