quinta-feira, 12 de abril de 2012

O que é Rio +20?


A Rio+20 surgiu através de uma proposta do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2007 e só foi convocado oficialmente pela ONU, em 24/12/2009. O Rio+20 acontecerá em junho de 2012 e é uma Conferência das Nações , que tem como tema principal, o Desenvolvimento Sustentável.

A principal proposta a ser debatida nesta conferência , é a forma pela qual os países deverão avaliar os instrumentos a serem utilizados e necessários para logar êxito em seus planejamentos, e também na transformação do Desenvolvimento sustentável, em um tema de prioridade para a ONU.

Já foram duas décadas desde a conferência das Nações Unidas sobre ambiente e desenvolvimento na ECO 92. Mas há questionamentos sobre as suas propostas, pois muito se fala e pouco se cumpre. ONGs estão pressionando as políticas governamentais para que existam ações efetivas. Um evento extra-oficial sobre a economia verde está sendo discutido para promover estes planos de mudanças, destacando o rumo para a economia verde tendo investimento em dez setores, incluindo agricultura, pesca, indústria, turismo, dentre outros.

Um Comitê Facilitador da Sociedade Civil Brasileira está sendo formado para garantir que a economia verde esteja sendo realmente implantada com ecoeficiência e promovendo qualidade de vida para os cidadãos. Este Comitê é formado por representantes de diversos países,com um comprometimento social como destaque, não se fixando apenas nas questões ambientais.

No ano 2012, será um ano de eleições em diversos importantes países como EUA, França e Alemanha e por conta destas eleições as decisões poderão sofrer interferências políticas, por medo de perda de votos nas urnas.

Fonte: www.radarrio20.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário