quarta-feira, 4 de julho de 2012

O Manifesto Sebrae na Rio +20


  O Manifesto Sebrae na Rio+20 tem como tema Sustentabilidade, mas não somente a "defesa do meio ambiente". Ele explica o que é SER SUSTENTÁVEL.
  Sustentabilidade tem a ver com "sustentar-se" e esta temática aborda principalmente a economia. O modelo de desenvolvimento de um país deve ser capaz de sustentar-se através do convívio harmônico do homem com o meio em que vive e os recursos limitados.
  O que isso significa? Não é o meio que precisa se adaptar à humanidade, mas a humanidade que precisa se adaptar ao meio natural limitado. 
  A sociedade possui necessidades básicas que devem ser supridas (escola, educação, moradia, alimentação, vestuário, etc.) e são dos recursos naturais que serão extraídos elementos para atingir as necessidades. No entanto, a população consumista e individualista consome sem freios e inconscientemente estes recursos, chegando cada vez mais próxima à reserva dos mesmos.

  O Movimento traz a reflexão de que, para suprirmos as necessidades, precisamos "dar" algo em troca. Este algo é nossa responsabilidade com o meio ambiente e social. Preservar, pois é da natureza que surgem nossos suprimentos. Reciclar, pois a natureza não cresce aceleradamente e proporcionalmente à população.

5 comentários:

  1. Este vídeo é bem interessante, pois nos faz pensar em cuidados com a natureza, já que ela nos supre.Temos também a grande importância da reciclagem , que é fundamental para obtermos um bom resultado para com um desenvolvimento sustentável.

    ResponderExcluir
  2. O Manifesto Sebrae na Rio +20
    Precioso vídeo sobre a sustentabilidade, incrível a criatividade, relação com que o vídeo coloca.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante !!!
    Erica Portela Grupo 11

    ResponderExcluir
  4. É um vídeo muitíssimo interessante sobre o convívio harmônico do homem com o meio em que vive e os recursos limitados, pois como a população vem crescendo a natureza vem desaparecendo por causa dela. pensemos nisso!

    ResponderExcluir
  5. Pensar do ponto de vista da natureza, da preservação, da adaptação do homem ao meio e não ao contrário, é fundamental para que possamos viver de forma qualitativa; pois como diz o vídeo a natureza não cresce na mesma proporção que a população.

    ResponderExcluir